A Procuradoria-Geral do Estado do Piauí (PGE/PI) fará cinquenta anos e receberá homenagem na Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI).
O presidente da ALEPI, deputado Franzé Silva, enviou requerimento ao plenário nesta segunda-feira (06), com a solicitação de uma sessão solene em homenagem ao PGE, responsável pela representação judicial e consultoria jurídica do Governo.
O pedido veio depois de uma visita de cortesia do Procurador-Geral do Estado do Piauí, Pierot Júnior, a Franzé. Onde também estiveram presentes presentes a Associação Piauiense dos Procuradores de Estado (APPE), Evaldo Pádua, e procurador Anderson Vieira. Na oportunidade, eles também trataram de demandas judiciais que envolvem o poder legislativo.
Sobre o quinquenário
A PGE/PI comemora meio século de vida no próximo dia 27 de fevereiro. Ela foi criada pela lei delegada 91, de 1973, durante o primeiro mandato do governador Alberto Silva. Antes, o órgão era conhecido como Departamento Jurídico do Estado. Em 1988 a carreira de procurador de Estado foi reconhecida pela Constituição como função essencial à Justiça e imprescindível ao funcionamento do Estado Democrático de Direito.