O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informou que o rio Longá, na cidade de Esperantina entrou em cota de inundação na tarde desta sexta-feira (31). Além deles, os rios Marathaoan, em Barras, e Parnaíba, em Luzilândia, encontram-se em cota de alerta.
De acordo com a CPRM, com o nível dos rios chegando à cota de inundação a atenção dos órgãos competentes deve ser redobrada para evitar danos a população.
“Dessa forma, solicitamos que os órgãos competentes se mantenham alertas quanto as ações de remediação a serem adotadas na salvaguarda das populações ribeirinhas nos locais de efetiva inundação como em Esperantina", informou o CPRM.
O Rio Longá entrou em cota de inundação por causa das chuvas intensas que atingiram a região nesta madrugada. O rio está com 7,51 metros, e a cota de inundação é de 7,40 m. A previsão é que nas próximas 8 horas o nível do rio esteja em 7,63 metros, ficando assim, 23 metros acima da cota de inundação.
A CPRM, informou ainda que o rio Parnaíba em Luzilândia, está com a cota atua de 5,27 m, com previsão de redução nas próximas 12 h para valores em torno de 5,22 m, continuando em cota de alerta, ficando 48 cm abaixo da cota de inundação.
Em Barras, o nível do rio Marathaoan elevou o nível de forma rápida durante a madrugada e está na cota de 4,04 m permanecendo em cota de alerta com 20 cm abaixo da cota de inundação.