Com a chegada da estação seca, que acontece mais intensamente entre os meses de maio a dezembro no Piauí, a Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) vem se preparando com planejamentos e ações que visam minimizar os impactos desse período na região.
De acordo com Werton Costa, assessor técnico da Sedec, o órgão vem realizando uma avaliação de todo o trabalho desenvolvido no período chuvoso, bem como o grau de assistência prestada aos municípios e as principais demandas atendidas. Agora, a instituição está desenvolvendo um planejamento para o pós-chuva, pensando no período de estiagem.
Durante a estação seca, é comum ocorrer quedas na produção agrícola e pecuária, além de possíveis incidências de queimadas, o que impacta a vida das comunidades locais. A Sedec tem como objetivo unir esforços a fim de capacitar o material humano, equipar brigadas, trabalhar com o sistema de reservação de água e focar no atendimento às demandas hídricas das comunidades afetadas.
Werton destaca, ainda, que a Sedec está desenvolvendo políticas estruturais de intervenções que visam garantir a convivência com o semiárido, trabalhando com conhecimento e informação e construindo o Plano Estadual de Defesa Civil do Piauí, considerando a realidade dos municípios e suas vulnerabilidades.
Durante o período chuvoso, o Governo do Piauí instituiu um gabinete de crise formado pela Secretaria de Governo, Defesa Civil, Assistência Social, Corpo de Bombeiros e Infraestrutura, com o objetivo de tomar medidas emergenciais durante as chuvas e enchentes, como a prevenção e a antecipação aos riscos e a restauração da normalidade. O grupo se reúne quando ocorrem transtornos à população e ao exercício de atividades socioeconômicas em uma ou mais regiões do estado.