A indústria Agrocera, localizada na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Piauí, em Parnaíba, concluiu uma operação de despacho aduaneiro onde foram despachadas 20 toneladas de cera de carnaúba, em escamas, com destino à exportação para a Europa. A mercadoria será escoada pelo Porto de Pecém, no Ceará, de onde seguirá para a Holanda.
De acordo com Sérgio Meireles, representante da empresa Agrocera, o Porto de Amsterdam, na Holanda, será o ponto de destino. A cera de carnaúba, extraída das folhas da palmeira de carnaúba, é amplamente utilizada nas indústrias de cosméticos, automotiva, farmacêutica e alimentícia, devido às suas propriedades únicas.
O presidente da ZPE Piauí, Álvaro Nolleto enfatizou que o Piauí está começando a colher os benefícios de ter uma ZPE, com resultados que impactarão positivamente na balança comercial do estado.
Além disso, o presidente ressaltou que a localização estratégica da ZPE, no nordeste do Brasil, está contribuindo para transformá-la em um importante polo de exportação. Essa ascensão, segundo ele, impulsionará a economia regional, trazendo benefícios significativos para o estado do Piauí.