O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) lançou o edital do 5º Processo Seletivo de Estagiários de Pós-graduação. A seleção visa preencher vagas para estudantes graduados nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil e Tecnologia da Informação que estejam atualmente cursando pós-graduação em instituições públicas ou privadas de ensino superior. Uma atualização significativa ocorreu no valor da bolsa, que foi reajustado. Os aprovados no processo seletivo receberão o montante mensal de R$ 2.156,00, que inclui a bolsa e auxílio.
A carga horária das atividades será de 8h às 13h, com possibilidade de ser presencial ou teletrabalho, de segunda a sexta-feira. Os candidatos selecionados formarão um cadastro de reserva que abrangerá a capital e diversos municípios do interior do estado. Conforme as necessidades, os estagiários serão convocados ao longo da validade do processo.
As inscrições terão início na próxima terça-feira (15) e serão conduzidas por meio de um formulário online disponível no endereço eletrônico https://www.mppi.mp.br/internet/concursos-e-selecoes, sendo possível se inscrever até as 23h59 do dia 28 de agosto de 2023. Ao realizar a inscrição, os candidatos devem escolher a comarca de lotação desejada, conforme as opções listadas no edital. Também é necessário efetuar o pagamento do boleto bancário no valor de R$ 50,00 até o dia 31 de agosto de 2023.
A prova objetiva, composta por 50 questões de múltipla escolha, está programada para ocorrer no dia 08 de outubro de 2023. A avaliação será dividida em 15 questões de Português, 10 questões de Legislação do Ministério Público e 25 questões de Conhecimentos Específicos.
A seleção dos candidatos aprovados será formalizada por meio de Portaria da Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Piauí, a ser publicada no Diário Oficial Eletrônico do MPPI. A validade do processo seletivo será de um ano, podendo ser prorrogada até duas vezes, cada período com a duração de igual período, a partir da data da homologação do resultado final, publicado no Diário Oficial Eletrônico do Ministério Público do Estado do Piauí.