Empresas atuantes no setor de call center estão aderindo a uma iniciativa visando a contratação de pessoas provenientes de programas assistenciais na região Nordeste do Brasil. Por meio de uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a Associação Brasileira de Telesserviços (ABT) está incentivando suas empresas associadas a integrar o Pacto pela Inclusão Socioeconômica, lançado no primeiro semestre de 2023 pelo Ministério, com o intuito de criar empregos e promover a inclusão socioeconômica dos cidadãos brasileiros mais vulneráveis.
Atualmente, estima-se que 30% das vagas de trabalho nos setores de Telesserviços (abrangendo SAC, Telemarketing e Cobranças) sejam ocupadas por pessoas beneficiárias de programas assistenciais. A meta é elevar essa porcentagem para 40% no Nordeste, por meio de parcerias com os governos de todos os estados da região. A ABT assinou o primeiro Pacto pela Inclusão Socioeconômica na região, no estado da Paraíba, em 27 de junho deste ano. No mesmo dia, a associação anunciou ter concretizado 163 contratações dentro dos parâmetros da parceria.
Antonio Guilherme, presidente do conselho de administração da ABT, destacou que a organização tem intermediado discussões entre suas empresas associadas e o ministro Wellington Dias, com o propósito de aumentar a taxa de contratação de pessoas provenientes de programas como o Bolsa Família e inscritas no Cadastro Único. Ele também ressaltou a jornada de trabalho de seis horas, que possibilita a conciliação com os estudos, e a não exigência de experiência prévia como fatores facilitadores para a contratação do público do CadÚnico.
A ABT representa um dos setores de maior empregabilidade no país, com uma força de trabalho composta por 1,4 milhão de colaboradores. No Nordeste, ela é a principal empregadora de mulheres e jovens em seu primeiro emprego nas 20 maiores cidades da região. De acordo com dados da própria associação, somente no primeiro semestre de 2023, foram registradas 33.700 admissões na região.