Julgamento de suspeito de matar estudante na UFPI retorna hoje após ser adiado

O julgamento do caso, que está em segredo de justiça, terá portas fechadas até para a família

O julgamento de Thiago Mayson da Silva Barbosa, acusado de estuprar e matar a estudante de jornalismo Janaína Bezerra da Silva, que ocorreu na Universidade Federal do Piauí (UFPI) em janeiro deste ano, foi retomado nesta sexta-feira (1) pela 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri da Comarca de Teresina. 

Inicialmente marcado para o dia 17 de agosto, o julgamento foi adiado devido à falta de servidores indicados pela UFPI para participar do Júri Popular, o que a instituição admitiu como um "equívoco interno". A nova sessão do júri está programada para começar às 8h30 no Fórum de Teresina.

Foto: Reprodução/Internet
Thiago Mayson Barbosa

A advogada Rosemary Mendes, da Frente Popular de Mulheres contra o Feminicídio, fez um apelo por justiça no caso, destacando a brutalidade do crime e a importância de se responsabilizar o acusado pelo feminicídio.

Janaína Bezerra foi assassinada na madrugada de 28 de janeiro, com Thiago Mayson sendo preso no mesmo dia. As investigações realizadas pelo Núcleo de Feminicídio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) resultaram em acusações que incluem homicídio duplamente qualificado, feminicídio, estupro, vilipêndio de cadáver e fraude processual contra o acusado.

A audiência de instrução processual ocorreu em abril, durante a qual testemunhas foram ouvidas e o acusado se manifestou. Após a análise das provas, o juiz Antônio Nollêto decidiu que o caso deveria ser levado a julgamento no Tribunal do Júri, com a data do julgamento sendo definida posteriormente. Thiago Mayson permanece preso desde janeiro, e o processo continua sob segredo de justiça devido à natureza do caso envolvendo estupro.

O assassinato de Janaína Bezerra gerou indignação e levou a debates sobre a violência de gênero e a segurança no campus da UFPI em Teresina. A vítima foi estuprada e assassinada durante uma calourada na instituição de ensino, com sua morte desencadeando protestos e discussões sobre o tema.

Leia também