A delegação do Piauí obteve destaque nas Paralimpíadas Escolares 2023, realizadas em Brasília nos dias 31 de agosto e 1 de setembro, conquistando cinco medalhas. O Piauí levou uma medalha de prata e quatro de bronze, garantindo assim a classificação para a etapa nacional em São Paulo, que ocorrerá de 27 de novembro a 02 de dezembro.
Os atletas piauienses que alcançaram esse feito são Pedro Lucas, que obteve a medalha de prata no arremesso de peso; Antônio Carlos da Silva, com a medalha de bronze no salto em distância; Danilo José, que conquistou o bronze nos 1500m; e João Pedro, que também recebeu a medalha de bronze nas provas de 800m e 150m.
A delegação do Piauí, composta por doze membros entre atletas e dirigentes, foi muito elogiada por outras delegações. O chefe da delegação piauiense, João Neto, comentou sobre o desempenho: "Tivemos uma competição bastante disputada com a perspectiva de conquistar cinco medalhas. Apesar de ser a nossa primeira participação, tínhamos essa expectativa bem audaciosa. Outras delegações maiores com 60 membros ficaram bastante surpresas com o fato da nossa delegação ser pequena e conquistar esse resultado. Saímos com a sensação de dever cumprido."
A secretária dos Esportes do Governo do Estado do Piauí, Josiene Campelo, destacou a importância do esporte paralímpico como fator de inclusão social e saúde. "O esporte paralímpico, além de aspectos relacionados à saúde, ao incentivo e à revelação de novos atletas, têm forte cunho social. Por isso, fizemos questão de promover o esporte paralímpico, que pela primeira vez participou dos Jogos Escolares Piauienses, e com o maior número de atletas já enviados para as Paralimpíadas Escolares", afirmou Josiene.
Danilo José, um dos medalhistas de bronze, expressou seu orgulho pela conquista, superando as dores nas costas durante a prova. "Foi uma prova muito importante para mim, fui representar um grupo de amigos que me apresentaram esse esporte e me apoiaram. O sonho de todo atleta é estar na pista e eu consegui chegar até aqui", disse Danilo.
Além dos cinco medalhistas, todos os atletas que alcançaram os índices necessários para classificação também participarão da etapa nacional dos Jogos Paralímpicos Escolares 2023 em São Paulo. A delegação piauiense contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria dos Esportes (Secepi), em parceria com a Federação Estadual das Apaes do Piauí (FEAPAES-PI) e a Secretaria de Educação do Estado (Seduc).