O site Metrópoles coloca a segurança Pública do Piauí na condição de terceira pior do Brasil. Divulga pesquisa de avaliação do trabalho dos governos nos 27 Estados e o Piauí está à frente apenas de Roraima e Acre.
Transparência ativa
Diz o texto: “os pesquisadores analisaram os sites das secretarias de segurança de todas as 27 unidades federativas do país considerando sete requisitos de transparência ativa, que são os dados disponibilizados por vontade própria, sem que os governos estaduais precisem ser provocados.
Os melhores
Oito estados atenderam a todos os critérios. São eles: Mato Grosso do Sul, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul”.
Entre os piores
A segurança pública do Piauí atendeu o questionário em apenas em 3 quesitos, o que a coloca entre os piores dos Estados, ã frente apenas de Roraima e Acre, que não atenderam de jeito nenhum aos questionamentos.
Os bons exemplos
No Mato Grosso do Sul, são publicados indicadores criminais por município, que são atualizados mensalmente. Pernambuco se destaca por mostrar as ocorrências de homicídios que foram submetidas ao Judiciário, ou seja, que a investigação policial foi concluída.
Posição do governo local
Não se ouviu ainda qualquer posição do governo do Piauí que vem ganhando a batalha contra os banidos, através da mídia cordata e silenciosa.
Chico Lucas, o secretário, deve dizer alguma coisa.
A pesquisa foi organizada por entidades de direitos humanos e jornalismo.