A apuração e totalização dos votos da eleição para o Conselho Tutelar do Piauí foram finalizadas na madrugada desta segunda-feira (2/10). Ao todo, 73 candidatos concorreram a 35 vagas para conselheiros tutelares na capital. Nesta eleição, zonas e sessões foram agregadas, o que resultou em mudanças nos locais de votação. O pleito ocorreu das 8h às 17h.
De acordo com o Coordenador Municipal de Direitos Humanos, André Santos, foram distribuídas 200 urnas em 62 locais de votação em toda Teresina, abrangendo todos os bairros, incluindo a zona Rural da capital, que contou com transporte gratuito para os eleitores.
Os novos conselheiros serão diplomados no dia 15 de novembro e assumirão suas funções em 10 de janeiro de 2024. Os conselheiros tutelares têm mandato de quatro anos e o voto para esses cargos é facultativo, podendo ser exercido por qualquer pessoa maior de 16 anos com título de eleitor regular. Neste ano, foram contabilizados cerca de 10% a mais de votantes no Brasil.
O Conselho Tutelar tem a responsabilidade de atender crianças e adolescentes cujos pais faltem ou ofereçam risco à sua formação, além de fornecer proteção em situações de abuso. Além disso, o conselho fiscaliza outros órgãos e instituições.
O Brasil atualmente possui 6.100 conselhos tutelares em 5.570 municípios e entidades administrativas, com cada conselho composto por 5 membros titulares. Os salários dos conselheiros eleitos variam conforme o município, podendo chegar a R$ 6,3 mil em locais como o Distrito Federal, e a R$ 1,5 mil em cidades menores.
Conselheiros eleitos em Teresina: