O Ministério Público do Piauí (MPPI) promoveu, nessa quinta-feira (5), uma audiência para discutir a climatização nas escolas da Rede Municipal de Educação de Teresina, uma vez que as altas temperaturas do período colocam em risco o calendário escolar pela ocorrência de suspensão de aulas em algumas escolas devido ao calor extremo. A secretaria de Educação apontou que falhas na rede elétrica impedem a climatização de algumas escolas e por isso, a Equatorial será notificada para solucionar os problemas.
O encontro foi mediado pela promotora de Justiça Flávia Gomes, coordenadora do Centro Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (Caodec) do MPPI, e contou com a presença do secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso, além de membros da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (Semec).
De acordo com a prefeitura, todas as medidas para instalação de climatizadores nas escolas foram tomadas, no entanto, problemas na rede elétrica dessas unidades estariam impedindo a instalação dos aparelhos recém adquiridos. Desta forma o Ministério Público do Piauí determinou que a Equatorial Energia seja notificada para solucionar esses problemas dentro de um prazo de quinze dias.
O secretário Nouga Cardoso afirmou que a Semec se compromete em garantir um ambiente adequado para os alunos, especialmente em face das altas temperaturas típicas da região, e disse que as questões estão sendo tratadas pontualmente.