Dados da Secretaria de Defesa Civil do Piauí indicam que já são 61 os municípios do Piauí que estão recebendo água por meio de carros-pipa. A secretaria, porém, não tem dados sobre a quantidade de pessoas atendidas pelo serviço emergencial de entrega de água para consumo doméstico.
Foto: Edição do Portal AZ/ReproduçãoNo Piauí, 96 cidades estão sob emergência em razão da escassez de água, seja em áreas urbanas ou rurais. Mas o governo federal somente reconheceu essa condição em 61 cidades, nas quais vivem mais de 200 mil pessoas.
A Defesa Civil cadastrou 400 caminhões-pipa para atendimento de pessoas em municípios onde os sistemas de abastecimento já não conseguem atender toda a demanda por água. Porém, até agora apenas metade dos caminhões está atuando.
Segundo a secretaria, isso ocorre porque para que um caminhão-tanque possa atuar, precisa de vistoria para determinar se está em condições de fazer o transporte de água, sem risco de contaminação, desde os mananciais até as casas das pessoas atendidas por essa entrega emergencial de água.
Os municípios onde é maior o uso de carros-pipa são aqueles situados ao longo das divisas do Piauí com Pernambuco, Bahia e Ceará, em uma área geológica conhecida como cristalino, em que além da baixa precipitação pluviométrica anual (entre 500 e 700 milímetros) há baixas reservas subterrâneas de água em razão da natureza do subsolo que não acumula água.