O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, assinará a Ordem de Serviço para a construção do Hospital da Mulher em um evento agendado para esta terça-feira (31) às 19h. O hospital será construído no cruzamento da BR-343 com a avenida Miguel Rosa, na zona Sul de Teresina. A Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB) será responsável pelo monitoramento, supervisão e fiscalização da obra.
A estrutura do hospital compreenderá mais de 14 mil metros quadrados de área construída e será composta por 150 leitos de internação, 10 leitos de UTI, 6 salas cirúrgicas, apoio diagnóstico e um ambulatório de especialidades. A unidade de saúde oferecerá serviços nas áreas de ginecologia, mastologia, oncologia diagnóstica, reprodução assistida e assistência psicológica e psiquiátrica às mulheres vítimas de violência doméstica e sexual.
O presidente da ETURB, João Duarte, destacou que o hospital voltado exclusivamente para o atendimento à mulher fortalecerá os mecanismos de assistência social, prevenção e proteção às mulheres vulneráveis. A Prefeitura de Teresina está investindo aproximadamente R$ 58 milhões na obra, com recursos próprios provenientes de financiamento do Banco do Brasil. O prazo contratual para a conclusão da construção é dezembro do próximo ano (2024), com esforços para possivelmente antecipar a entrega da unidade à comunidade.