A CCR Aeroportos apresentou nesta quarta-feira (20), Durante uma coletiva de imprensa, os detalhes do projeto de reforma e ampliação do Aeroporto Petrônio Portella, em Teresina. Segundo a gerente Ingrid Mimoso, a nova pista será capaz de acomodar até oito aeronaves simultaneamente, o que amplia significativamente a capacidade de voos.
"A ampliação do pátio de aeronaves para oito posições de categoria Charlie permitirá receber aeronaves maiores, como o Airbus A321 e o Boeing 737. Com oito posições regulares, o aeroporto poderá atender a um número maior de voos", explicou Ingrid Mimoso.
Apesar da expansão, Mimoso enfatizou que o aeroporto permanecerá de operação doméstica e não se tornará internacional sem passar por processos adicionais de alfandegamento, que demandam um aumento no fluxo de passageiros.
Quanto ao progresso das obras, Rogério Guimarães, gerente de engenharia da CCR Aeroportos, destacou que o projeto inclui aprimoramentos significativos na infraestrutura, como a ampliação da sala de embarque, instalação de novas pontes e escadas rolantes, visando proporcionar maior conforto aos passageiros.
"Após a reforma, o embarque será feito através do check-in no primeiro pavimento, seguido pelo acesso ao segundo pavimento por escadas rolantes, passando pelos canais de inspeção até chegar à nova sala de embarque. Os passageiros serão direcionados à aeronave por meio de conectores e duas pontes de embarque", explicou Guimarães.
Ele também ressaltou que as entregas das etapas serão feitas parcialmente, com previsão de conclusão até o final de novembro deste ano. No primeiro momento, serão entregues o estacionamento e a fachada do prédio, enquanto as atividades continuarão simultaneamente com o progresso da reforma.
O investimento de R$156 milhões visa não apenas aprimorar a infraestrutura do aeroporto, mas também elevar o conforto e a experiência dos passageiros que utilizam o Aeroporto Petrônio Portella, contribuindo para o desenvolvimento do transporte aéreo na região.