Um grupo que se passava por políticos para aplicar golpes em redes sociais foi desarticulado na manhã desta terça-feira (27) após a Polícia Civil do Distrito Federal, em parceria com a Polícia Civil do Piauí e Maranhão deflagrar a operação Alto Escalão 2, que cumpriu oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Timon (MA) e Teresina (PI).
O grupo utilizava a identidade de senadores para aplicar golpes em vereadores, deputados estaduais e dirigentes de órgãos.
De acordo com o delegado Ataliba Neto, da 5ª Delegacia de Polícia, os criminosos, fingindo ser parlamentares, entravam em contato com as vítimas informando sobre uma suposta doação disponível. Em seguida, solicitavam que as vítimas efetuassem depósitos em dinheiro a um suposto motorista de um caminhão, alegando que os produtos estariam prestes a ser entregues na região.
Durante a investigação, identificou-se que vários senadores e deputados foram vítimas do esquema fraudulento. Entre eles estão o senador Marcelo Castro, do MDB do Piauí, e a deputada Ana Paula Lobato, do PSB do Maranhão.
Segundo o inquérito da PCDF, a associação criminosa era liderada por um homem de 26 anos e quatro mulheres, com idades entre 22 e 43 anos, responsáveis por contatar as vítimas e se passar por políticos, principalmente senadores, por meio de perfis falsos do Whatsapp.
Durante a operação, realizada nos bairros Novo Tempo, em Timon, e no Centro de Teresina, uma mulher foi identificada como residente no Centro de Teresina, porém, após depoimento à polícia, foi liberada, sendo constatado que um amigo utilizou o wi-fi de sua residência para aplicar o golpe.
Os demais investigados residem no bairro Novo Tempo, em Timon, e possuem algum grau de parentesco ou proximidade entre si. Entre as vítimas identificadas estão parlamentares do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pernambuco.
Os acusados enfrentarão processos por associação criminosa, falsa identidade e estelionato, cujas penas somadas podem chegar a nove anos de reclusão.
Parlamentares vítimas do grupo:
Senadores:
Humberto Costa, PT-PE
Paulo Paim, PT-RS
Teresa Leitão, PT-PE
Ana Paula Lobato, PSB-MA
Carlos Viana, Podemos-MG
Soraya Thronicke União-MS
Marcio Bittar, União-AC
Esperidião Amin, PP-SC
Luis Carlos Heinze, PP-RS
Marcelo Castro, MDB-PI
Vanderlan Cardoso, PSD-GO
Deputados:
André Janones, Avante-MG
Rogério Corrêa, PT-MG
Natalia Bonavides, PT-RN
Diego Andrade, PSD-MG
Prefeitos
Amazan Silva, Jardim do Seridó – RN
Paulo Roberto Leite de Arruda, Vitória de Santo Antão – PE