Última campanha contra a febre aftosa no Piauí é iniciada nesta segunda (1)

A estimativa é imunizar aproximadamente 2 milhões de bovinos em todo o estado

Nesta segunda-feira (1) se inicia a última campanha de vacinação contra a febre aftosa no Piauí, após o reconhecimento nacional do estado como livre da doença sem a necessidade de vacinação. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) oficializou o status sanitário, e tem estimativa de imunizar aproximadamente 2 milhões de bovinos em todo o estado.

Foto: Governo do Piauí
Vacina anti Febre Aftosa

O prazo para vacinação dos animais se estende até o dia 30 de abril, seguido pelo período de certificação, que vai de 1º a 15 de maio. Segundo o secretário estadual da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, o cumprimento desses prazos é muito importante, pois não haverá prorrogação devido ao decreto do MAPA que entra em vigor no dia 1º de maio.

"Um fator atípico desta campanha é que, devido ao avanço da classificação sanitária do Piauí, não teremos a possibilidade de estender esses prazos. A partir do primeiro dia de maio, fica proibido o armazenamento, distribuição e comercialização de vacinas contra a aftosa em nosso estado. Este é um dos critérios que precisamos cumprir", explicou o gestor.

O lançamento oficial da campanha ocorreu em uma solenidade com a presença do governador Rafael Fonteles, na sede da Fazenda JM, localizada na PI 113, no Povoado Coroatá, na zona rural de Teresina. 

Leia também