A Fundação Municipal de Saúde (FMS) promove, neste sábado (6), o segundo Mutirão do Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, oferecendo consultas e exames para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Teresina. As especialidades contempladas foram cardiologia, ortopedia, oftalmologia, endocrinologia e dermatologia, além de exames como raio-x e eletrocardiograma.
Os atendimentos na unidade de saúde iniciaram às 8h e seguem até às 14h.
O objetivo da iniciativa é reduzir a fila de espera de usuários do SUS na capital piauiense. Mais três edições do mutirão estão programadas, sempre aos sábados das 8h às 14h, com as especialidades de maior demanda. A expectativa é que ao final dos cinco mutirões sejam atendidos mais de cinco mil pacientes.
O presidente da FMS, Ítalo Costa, acompanhou o andamento do mutirão e destacou o sucesso da ação, ressaltando o compromisso em agilizar os atendimentos para diminuir o tempo de espera dos pacientes. “Estamos com muita procura e muitos pacientes sendo atendidos. Seguiremos os atendimentos para dar vazão as filas e diminuir o tempo de espera destes pacientes”, disse.
Maria de Fátima Araújo, uma das beneficiadas pelo mutirão, expressou sua satisfação com a agilidade do atendimento. Ela estava aguardando a consulta desde o ano passado e ficou surpresa com a rapidez do processo. “Eu não queria vir porque achava que ia ser demorado, por ser mutirão, mas achei tudo super rápido, a gente não está nem acreditando. Agora estamos esperando a regulação pros exames que o médico pediu”, contou.
O critério para ser atendido nos mutirões é a ordem do paciente na fila de espera da regulação do SUS, e os pacientes são contatados através de whatsapp e pelo agente de saúde da área.
O primeiro mutirão teve foco no público feminino, oferecendo consultas ginecológicas e exames de imagem.