Sejus realiza mutirão de saúde na Penitenciária de Teresina

Outro aspecto fundamental do mutirão é o atendimento jurídico

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) está promovendo,  desde 13 de maio, um mutirão de atendimentos multidisciplinares na Penitenciária Professor José Ribamar Leite, em Teresina. A iniciativa tem como objetivo oferecer aos internos serviços de saúde e atendimento jurídico, visando melhorar as condições de vida e a situação legal dos detentos.

Foto: Reprodução/Governo do Piauí
Além do atendimento voltado para saúde, uma equipe jurídica está avaliando o histórico de cada detento.

Os internos estão recebendo uma avaliação completa da equipe de enfermagem, que inclui aferição de temperatura, pressão arterial, glicemia capilar, oximetria, pulso, peso e altura. Além disso, são realizados testes rápidos para detecção de sífilis, hepatite B e C e HIV, com resultados em apenas 15 minutos. De acordo com a coordenadora de Enfermagem da Sejus, Jéssica Abreu, o foco é identificar e tratar doenças comuns na população carcerária e atender às queixas individuais de cada interno.

“A nossa principal finalidade é sanar as necessidades em escala de prioridades, realizando a classificação de riscos e vulnerabilidades. Não temos pressa e temos metas para trabalhar todas as questões de saúde, priorizando as urgências”, destacou Jéssica Abreu.

Além dos serviços de saúde, o mutirão inclui atendimentos de psicologia e serviço social. Os psicólogos estão realizando escutas ativas e avaliações de saúde mental dos internos. Já o serviço social está focado em identificar as principais necessidades dos detentos, como visitas familiares e a falta de documentos de identidade.

Outro aspecto fundamental do mutirão é o atendimento jurídico. A equipe jurídica está avaliando o histórico de cada detento, focando em possíveis transferências, progressão de regime e contagem de dias para remissão de pena. Paulo Renand, coordenador jurídico da Sejus, explicou que a Defensoria Pública está apoiando a verificação das questões de mérito referentes aos internos.

Rubens Noleto, gerente adjunto da Sejus, informou que o mutirão já atendeu dois pavilhões por completo. “Em conjunto com as atividades do mutirão, uma comissão realiza o exame criminológico, desenvolvido conforme determina a legislação aprovada recentemente”, acrescentou Noleto.

Em 2023, a Sejus realizou mutirões de atendimentos multidisciplinares em diversas unidades penais, incluindo as Penitenciárias Masculina e Feminina de Picos, Penitenciária Mista de Parnaíba, Penitenciária Gonçalo de Castro Lima (Floriano) e Penitenciária Dom Abel Alonso Nuñez (Bom Jesus).


 

Leia também