Hospital estadual é acusado de descaso por falta de medicamentos e água

Denúncia de um funcionário informa falta de insumos e desabastecimento de água para consumo

Uma foto circulou nas redes sociais com um suposto flagra no Hospital Leônidas Melo, em Barras, Piauí. A imagem, que mostra um funcionário aparentemente lavando itens de cama em tambores de lixo, foi apontada como registro antigo pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi). Entretanto, o Portal AZ recebeu denúncia a respeito de itens faltantes e suposto descaso na unidade.

Funcionário denunciou situações de descaso na unidade, que estaria sem água para consumo e sem medicamentos. A Sesapi negou as declarações e informou que o abastecimento do hospital está regular.

Foto: Reprodução
Imagem que circula na web sobre problemas com máquina de lavar foi apontada como antiga pela Sesapi. 

Segundo os relatos recebidos pelo Portal AZ, a situação atual no hospital é crítica porque estaria ocorrendo falta de água e de medicamentos essenciais. Funcionários, que preferiram não se identificar por medo de retaliação, descrevem a administração do hospital como negligente e incapaz de fornecer condições mínimas para o funcionamento adequado da unidade. 

Entre os principais problemas destacados estão a falta de água para consumo que obriga funcionários a adquirir galões de água, pois o hospital não dispõe de abastecimento há mais de uma semana. 

A denúncia também menciona deficiência de insumos: o hospital estaria operando sem álcool para assepsia, utilizando alternativas como clorexidina. Estaria ainda faltando medicamentos essenciais, como dexametasona, anlodipino, cinarizina e bromoprida.

Confira nota da Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi):

O Hospital Regional Leônidas Melo, de Barras, informa que a foto que circula nas redes sociais envolvendo o setor de lavanderia se trata de fakenews. A unidade de saúde esclarece que o serviço é realizado seguindo todas as normas de higiene e segurança por empresa especializada. Sobre material, o hospital esclarece ainda que está recebendo a reposição regularmente por parte da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

** Matéria atualizadas às 13h04 para esclarecimento sobre imagem divulgada como atual, que na verdade se trata de registro antigo, como informado pela Sesapi.

Leia também