O sétimo voo da Força Aérea Brasileira (FAB) com repatriados do Líbano pousou na tarde desta terça-feira (22) na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, trazendo a bordo 82 brasileiros e um animal de estimação. Esta operação faz parte da iniciativa “Raízes do Cedro”, que teve início em 2 de outubro e é coordenada pelo governo federal, visando atender à necessidade de brasileiros que desejam retornar ao país em meio à crescente instabilidade no Líbano.
A repatriação foi realizada por meio de uma logística complexa, que envolve aeronaves da FAB e o trabalho de servidores públicos, além de um intenso esforço de articulação do Itamaraty. Atualmente, a comunidade brasileira no Líbano é estimada em cerca de 20 mil pessoas, das quais aproximadamente 3 mil expressaram interesse em voltar ao Brasil devido à deterioração da situação de segurança no país.
As ações de repatriação foram determinadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em resposta ao agravamento do conflito no Líbano, que se intensificou com bombardeios aéreos massivos de Israel contra diversas cidades libanesas. Essas ações são um desdobramento da campanha militar israelense na Faixa de Gaza, que tem gerado uma escalada de violência na região e preocupado as comunidades internacionais.
Além das tensões entre Israel e as milícias do Iémen e do Iraque, que têm realizado ataques em retaliação, a resistência libanesa – composta por uma coalizão de grupos político-militares liderados pelo Hezbollah – tem intensificado suas ações contra Israel desde o dia 7 de outubro, também em solidariedade ao povo palestino.