Receita Federal apreende mais de 650 mil celulares em 2024

Valor das apreensões ultrapassa R$ 500 milhões; combate ao contrabando é intensificado

A Receita Federal apreendeu mais de 650 mil celulares em 2024, totalizando um valor superior a R$ 500 milhões. As apreensões fazem parte de uma série de operações realizadas para combater o contrabando e a importação ilegal de dispositivos eletrônicos no país. As informações foram divulgadas pelo portal Teletime em 20 de fevereiro de 2025, com base no levantamento feito pelo site Mobile Time, e não incluem os dados da operação Barba Negra, realizada pela Receita Federal no fim de 2024 em São Paulo.

Foto: Reprodução | Receita Federal
Capa

Os celulares entram por diferentes rotas e meios, sejam terrestres, marítimos ou aéreos. Muitos vêm do Paraguai, por terra, mas também são aproveitadas rotas vindas do Norte e que são usadas para escoar outras mercadorias ilícitas.

Entre os aparelhos apreendidos há modelos homologados e também não homologados pela Anatel de marcas diversas. Não há uma estimativa da proporção dos dois tipos.

O crescimento do mercado cinza de smartphones no Brasil é uma preocupação da indústria nacional de telefones celulares. A Abinee estima que 20% dos aparelhos vendidos no País são irregulares, seja porque não são homologados pela Anatel, seja porque entraram contrabandeados.

Leia também