O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demitiu, nesta terça-feira (25), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e nomeou para o cargo o atual ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. A mudança foi oficializada pelo Palácio do Planalto e faz parte de um ajuste no governo. A posse de Padilha está prevista para o dia 6 de março.
Nísia Trindade foi a primeira mulher a comandar o Ministério da Saúde e assumiu o cargo em 1º de janeiro de 2023. Durante sua gestão, enfrentou crises como o surto de dengue, o agravamento da situação na terra indígena Yanomami e a reestruturação do Sistema Único de Saúde (SUS) após a pandemia.
Alexandre Padilha já foi ministro da Saúde entre 2011 e 2014, no governo de Dilma Rousseff. Ele retorna à pasta com a missão de fortalecer a articulação política e dar continuidade às políticas públicas do setor.
A troca no comando ocorre em um momento de alta nos casos de dengue e de debates sobre o financiamento da saúde. Além disso, há expectativas sobre outras mudanças no governo, incluindo a possível nomeação da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, para o cargo de ministro das Relações Institucionais, atualmente ocupado por Padilha.