Na manhã de hoje, segunda-feira (3), moradores e turista de Mannheim, no sudoeste da Alemanha, viveram momentos de verdadeiro terror.
Um carro avançou em alta velocidade contra uma multidão na zona de pedestres da movimentada rua Planken. O incidente resultou em duas mortes e ao menos 25 feridos, sendo 15 em estado grave. O local, próximo ao famoso Wasserturm (Torre de Água), estava repleto de pedestres quando ocorreu o atropelamento.
O motorista, um cidadão alemão, foi detido e encaminhado a um hospital devido a ferimentos. As autoridades ainda investigam se o caso foi um acidente ou uma ação deliberada. Diante da gravidade da situação, o governo alemão emitiu um alerta de “perigo extremo” e mobilizou uma grande operação policial por todo o país devido a possibilidade de ataque terrorista, o que pode se repetir em outras regiões da cidade e do país.
Testemunhas relataram momentos de desespero, com vítimas caídas no chão enquanto equipes de resgate tentavam reanimá-las. O hospital Universitätsklinik Mannheim precisou declarar um plano de emergência para tratar os feridos, incluindo três pessoas em estado crítico, entre elas uma criança.