O Papa Francisco faleceu nesta segunda-feira (21), às 7h35 (horário local), em sua residência na Casa Santa Marta, no Vaticano. A causa da morte foi uma pneumonia bilateral, após semanas de internação no Hospital Gemelli, em Roma .
Jorge Mario Bergoglio, argentino, foi o primeiro papa latino-americano e jesuíta da história. Seu pontificado, iniciado em 2013, destacou-se por uma abordagem pastoral voltada para a inclusão, simplicidade e justiça social, aproximando a Igreja dos mais pobres e marginalizados .
Em sua última aparição pública, no Domingo de Páscoa, Francisco concedeu a bênção Urbi et Orbi, demonstrando visível fragilidade .
O Vaticano confirmou que o corpo será velado por três dias, e o funeral ocorrerá na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, conforme desejo pessoal do pontífice, que tinha profunda devoção à Virgem Salus Populi Romani .
Líderes religiosos e políticos de todo o mundo expressaram pesar pela perda. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) destacou que Francisco “traduziu suas intuições para a Igreja” .
Com a morte do Papa Francisco, inicia-se o período de Sede Vacante, durante o qual o Colégio de Cardeais se reunirá para eleger o novo líder da Igreja Católica.