Vaticano divulga causa da morte do Papa Francisco

Pontífice sofreu AVC isquêmico e colapso cardíaco, segundo laudo oficial

O Vaticano revelou, nesta segunda-feira (21), a causa oficial da morte do Papa Francisco. Segundo laudo assinado pelo médico pessoal do pontífice, Sergio Alfieri, o argentino de 88 anos faleceu em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico, seguido de colapso cardiocirculatório irreversível.

Foto: Reprodução/X

O relatório médico, divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, informa que Francisco teve uma “crise súbita” por volta das 6h30 (horário local), enquanto se preparava para iniciar sua rotina diária na Casa Santa Marta, onde residia. Apesar da ação imediata da equipe médica, o papa não resistiu e faleceu cerca de uma hora depois.

O documento também menciona o agravamento do estado de saúde por pneumonia bilateral recente, além de comorbidades que já acompanhavam o pontífice há anos, como hipertensão, diabetes e complicações pulmonares.

Desde o final de 2023, Francisco apresentava sinais recorrentes de fragilidade. Ele chegou a cancelar compromissos oficiais devido a infecções respiratórias e havia passado 38 dias internado no Hospital Gemelli, em Roma, com um quadro de pneumonia, que deixou sequelas.

O velório de Francisco ocorrerá na Basílica de São Pedro a partir de quarta-feira (23). O funeral será conduzido nos próximos dias, sob organização do Colégio de Cardeais, que também se reunirá em breve para eleger o novo papa.

Leia também