Novo Espaço da Cidadania Digital oferece serviços integrados em Teresina

Inauguração acontece nesta quarta (30) e espaço reúne serviços digitais e de saúde

O Governo do Estado do Piauí inaugura, nesta quarta-feira (30), às 8h30, o Espaço da Cidadania Digital, localizado no centro de Teresina. Com um investimento de R$ 3.983.289,91, o novo espaço visa oferecer serviços de identificação civil, atendimento digital e iniciativas de inovação tecnológica, proporcionando mais eficiência, acessibilidade e conforto à população. 

Foto: Reprodução | Governo do Piauí
Espaço da Cidadania Digital

Com uma estrutura moderna de mais de 2.043m² distribuídos em três pavimentos e totalmente climatizada, o Espaço da Cidadania Digital integra o Instituto de Identificação Digital, o Piauí Gov Tech e serviços de saúde e digitais. Equipado com tecnologia de ponta, o local aprimora a experiência do cidadão, oferecendo, entre outros serviços, a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e suporte especializado para pessoas com deficiência (PCDs). O acesso ao Piauí Saúde Digital, um programa de telemedicina que já realizou mais de 2 milhões de atendimentos no estado, também será disponibilizado.

Foto: Reprodução | Governo do Piauí
Piauí Gov Tech

Além dos serviços de identificação e saúde, o espaço conta com um coworking com 20 computadores, uma brinquedoteca para crianças, e um auditório moderno com capacidade para 60 pessoas, equipado com recursos de áudio e vídeo. Também há um amplo estacionamento com vagas destinadas a servidores e visitantes. O novo espaço reforça o programa Piauí Gov Tech, que busca conectar governo, universidades, startups e sociedade civil em busca de soluções inovadoras para o serviço público.

Foto: Reprodução | Governo do Piauí
Piauí Gov Tech

Durante a inauguração, a Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí (SIA) lançará a Rota da Cidadania Digital, uma iniciativa voltada para democratizar o acesso à tecnologia e facilitar o uso de plataformas públicas digitais.

Foto: Reprodução | Governo do Piauí

Os atendimentos ocorrerão em duas frentes: uma Sala de Atendimento, para serviços práticos, e um auditório, onde serão realizadas oficinas educativas sobre segurança digital e uso consciente de redes sociais. O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, enfatiza que o novo espaço é um investimento na cidadania e inclusão da população piauiense, mostrando o compromisso do governo com a modernização e a excelência no atendimento.

Leia também