Sérgio Cabral deixa a prisão de Niterói e vai para apartamento em Copacabana

Ele foi condenado em 36 ações a mais de 400 anos de prisão

O ex-governador do Rio, Sérgio Cabral, foi transferido no início da noite desta segunda-feira do sistema prisional fechado para o domiciliar. Ele deixou a prisão de Niterói para seu apartamento, em Copacabana. Cabral era o último preso da Lava Jato. 

Cabral foi preso e condenado no âmbito da Operação Lava Jato por, na condição de governador, ter recebido sistematicamente vantagem indevida da construtora Andrade Gutierrez para, em contrapartida, assegurar a celebração de contrato para terraplanagem do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). Ele é apontado como líder de organização criminosa instalada no governo fluminense.

Foto: FÁBIO MOTTA/ESTADÃO CONTEÚDO
Ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral é o último político alvo da Operação Lava Jato a ser solto

O recurso foi interposto contra decisão do ministro Edson Fachin (relator) que havia negado o pedido de liberdade. No HC, a defesa de Cabral argumentava, entre outros pontos, que a prisão fora decretada pela 13ª Vara Federal de Curitiba há mais de cinco anos sem que tenha havido condenação definitiva. Alegava, ainda, que a medida não era mais necessária, pois os fatos que a justificaram não mais existem.

Leia também