A equipe do Instituto Tartarugas do Delta acompanhou o nascimento de 144 filhotes de tartarugas-de-pente na praia do Arrombado, em Luís Correia - PI, na quinta-feira (13). O registro foi feito durante o monitoramento realizado pelo instituto na área de desova das tartarugas.
Ao todo, mais de 140 ninhos já foram identificados no litoral do Piauí e devem nascer nos próximos 60 dias. Além disso, mais de 3 mil filhotes já foram liberados nas praias piauienses durante a temporada reprodutiva de 2023.
Caso algum filhote seja encontrado perdido na praia ou trazido pela maré, a equipe do instituto pede para que seja feita uma foto e enviada para o contato (86) 9 9968 0197, informando a localização. Dessa forma, será possível identificar a espécie e tentar encontrar o ninho. "Às vezes, alguns filhotes ficam retidos, com dificuldades para sair do ninho", explicou Werlanne Magalhães, coordenadora do Instituto Tartarugas do Delta.
Vale ressaltar que, a cada mil filhotes nascidos, apenas um ou dois atingem a idade reprodutiva. Os demais são alimentos para peixes maiores, mantendo o equilíbrio ambiental. As que sobrevivem retornam após 25 anos para a mesma praia onde nasceram, para continuar o ciclo e confeccionar novos ninhos. Por isso, é fundamental cuidar das praias de desova para garantir a sobrevivência desses animais ameaçados de extinção.
O Instituto Tartarugas do Delta realiza o trabalho de manejo e conservação no litoral do Piauí com o apoio da Eólica Pedra do Sal, APA Delta do Parnaíba, SEMARH e Sesc Piauí.