O avião Cessna 206 PT-DQ, que foi roubado do Clube de Ultraleves do Piauí, está com o registro de aeronavegabilidade cancelado. A informação foi apurada pelo Portal AZ junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
A aeronave é do médico Jacinto Lay, neurologista e cirurgião, e dono da Clínica Neurocentro, e está impedida de voar em razão do vencimento do Certificado De Verificação de Aeronavegabilidade (CVA), desde o dia 02 de novembro de 2020.
O avião, que foi fabricado em 1972, nos Estados Unidos, tem capacidade para até 1.633kg e pode comportar até cinco pessoas.
No documento emitido pela Anac, há ainda a negativa para que a aeronave funcione como táxi aéreo.
Clique aqui e veja o documento.
Ironicamente, já se pode dizer que se for preso, o piloto que roubou o avião ainda correrá o risco de ser multado por andar em aeronave com documentos vencidos.
Entenda o caso
Um avião Cessna 206 PT-DQF foi roubado do Clube de Ultraleves do Piauí, localizado na zona Leste de Teresina, na madrugada deste sábado (14). O avião é do médico Jacinto Lay, neurologista e cirurgião, e dono da Clínica Neurocentro.
As informações preliminares apontam que pelo menos cinco homens fortemente armados invadiram o local e renderam o vigia.
Eles chegaram a arrombar a porta de uma das salas do aeroclube, onde também pegaram alguns equipamentos do local, que fica nas proximidades do bairro Vale do Gavião, zona Leste da capital. Os bandidos também danificaram o sistema de câmeras para atrapalhar a identificação.
Matéria relacionada:
Avião é roubado por quadrilha do Clube de Ultraleves do Piauí