Polícia Civil investiga se acusado de matar Janaina Bezerra agiu sozinho

Acusado de matar Janaina Bezerra tem prisão preventiva decretada

A juíza Haydee Lima de Castelo Branco, da Vara Núcleo de Plantão Teresina, decretou a prisão preventiva de Thiago Mayson da Silva, neste domingo (29), acusado de matar jovem Janaína da Silva Bezerra, na Universidade Federal do Piauí. De acordo com o delegado Francisco Baretta, a participação de outras pessoas, direta ou indiretamente, no crime também está sendo apurada. 

Foto: Reprodução/redes sociais
Thiago Barbosa, acusado de matar Janaína Bezerra

"Na cena do crime até agora só aparece ele, mas se ele teve ajuda direta ou indiretamente, de outras pessoas isso será objeto da investigação de seguimento nesses dez dias. Será feito com todo o rigor para esclarecer. A cadeia de evidências está muito bem construída, portanto o nexo de causalidade está muito bem delineado. Acreditamos que com os indícios já coletados e que deverão ser coletados, tudo será esclarecido", disse Barêtta.

Em depoimento à Polícia Civil, o acusado detalhou que já conhecia a vítima e teriam “ficado” em outras ocasiões. O acusado disse que estavam em uma “calourada” na UFPI e que por volta das 2h convidou a jovem para irem a um corredor e em seguida se dirigiram a uma das salas de aula onde teriam feito sexo consensual e que após a prática sexual a vítima teria ficado desacordada por duas ocasiões, sendo a última por volta das 4h.

Ele alega que permaneceu ao lado do corpo da vítima durante toda a madrugada e solicitou socorro à segurança da Universidade por volta das 9h, que conduziu a vítima ao Hospital da Primavera, onde foi constatado o óbito.

"O laudo é muito esclarecedor. Esse rapaz disse que estava lá com ela e pediu ajuda. Não. Ele ia saindo com ela nos braços quando foi notado pelos seguranças. Sabe-se lá onde ele iria com ela, porque ela já estava morta. E outra: como que eu sei que uma pessoa está passando mal e ao invés de chamar o Samu, eu vou saindo com ela? Ele disse que ia levar para o hospital, mas quando o segurança abordou ele e viu as roupas sujas de sangue, chamou os outros seguranças e então levaram para o Hospital da Primavera", disse o diretor do DHPP, Francisco Barêtta.

As amiga de Janaína foram ouvidas e afirmaram estar com ela no momento que Thiago Mayson se aproximou e ambos saíram juntos. 

"Ela entregou a bolsa para uma das amigas, levou só o celular. Passou um determinado tempo a amiga mandou mensagem, a Janaína respondeu que estava bem, mas depois não respondeu mais", disse. 

As investigações apuraram que os estudantes foram para uma das salas do Departamento de Matemática, local que Thiago Mayson possuía a chave de acesso. 

Entenda

Janaina foi encontrada morta na manhã desse sábado (28) na Universidade Federal do Piauí depois de uma calourada. A Polícia Civil do Piauí pediu a prisão preventiva do Thiago Mayson da Silva Barbosa pelos crimes de Feminicídio e Estupro contra a estudante de Jornalismo. 

A causa da morte aponta para trauma raquimedular por ação contundente, ou seja, houve uma contusão na coluna vertebral a nível cervical, o que causou lesão da medula espinhal e a morte.

Segundo a legista, a ação contundente pode ter sido causada por pancada, torcendo a coluna vertebral ou traumatizando, ação das mãos no pescoço com intuito de matar ou fazer asfixia, queda, luta, dentre outras possibilidades que estão sendo analisadas junto às investigações do caso.

Matérias relacionadas:

Delegado diz que estudante teve pescoço quebrado e foi estuprada na Ufpi

Polícia Civil pede prisão preventiva do acusado de matar estudante na UFPI

Estudantes farão homenagem à Janaina Bezerra, vítima de feminicídio na UFPI

Identificada jovem encontrada morta na Universidade Federal do Piauí

Suspeito de matar jovem na UFPI já foi detido, diz universidade

Leia também