Kairon Cristiano de Macedo Pedrosa, mais conhecido como "Kairon do Grau" foi preso em um condomínio da zona Norte, durante operação da Polícia Civil na sexta-feira (17). Ele viralizou nas redes sociais em fevereiro, ao aparecer armado em um vídeo ameaçando rivais de outra facção criminosa.
Os mandados de prisão e de busca e apreensão contra Kairon foram cumpridos em um condomínio na Avenida Poty Velho. Conforme a polícia, ele é membro da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).
Durante o cumprimento dos mandados, Kairon estava na posse de uma pistola Taurus, cal. 9mm, raspada, contendo um carregador e 9 munições do mesmo calibre. Nessa mesma ocasião, também foi autuada em flagrante pelos mesmos crimes em comento, a nacional Maria Luísa Vieira de Carvalho Nunes, companheira de “Kairon”, que também é investigada pela operação.
Em seu interrogatório ele confirmou pertencer à facção criminosa PCC, bem como que ser a pessoa que aparece no vídeo, afirmando ter sido batizado com a alcunha “mente sã” dentro do grupo criminoso. Maria Luísa, também confirmou que seu companheiro é membro do PCC, e que tem a prática de assaltos como meio de vida.
Porém, ela negou qualquer envolvimento com o fato criminoso, mesmo diante da arma de fogo apreendida em sua casa, a qual pode ter sido utilizada na execução de diversos homicídios na cidade de Teresina.
Entenda o caso
A falta de policiamento em bairros de Teresina é tão desesperadora para seus moradores, que cenas como essa chocam e denunciam ao mesmo tempo a falta de ação do governo. Vê-se aí um bandido circulando pelo Parque Brasil, zona Norte de Teresina, presumivelmente, em carro roubado, exibindo uma pistola. Ou melhor, empunhando ameaçadoramente uma arma contra quem encontra à sua frente.
No início do mês de fevereiro, um homem aparece dirigindo um veículo, portando uma arma de fogo, fazendo ameaças a alguns transeuntes, realizando um assalto e, posteriormente, proferindo palavras de ordem da facção criminosa PCC, afirmando estar à “caça” de um rival para executá-lo.
Depois de investigação da DRACO, chegou-se à identidade do autor, além dos seus endereços e pessoas ligadas a ele dentro da facção criminosa em que atua.
Em uma primeira tentativa de cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão, na data de 09 de fevereiro deste ano, “Kairon do Grau” empreendeu fuga após ser perseguido na Avenida Zequinha Freire por equipes da DRACO, ocasião em que bateu o veículo que dirigia e fugiu a pé, não tendo sido mais encontrado desde então.
Matéria relacionada:
Bandido exibe arma dentro de carro e faz assaltos nos bairros