A Secretaria de Segurança deflagrou, na manhã desta quarta-feira (19), a Operação Interditados II. A ação policial fechou lojas que comercializam aparelhos celulares com restrição de furto e roubo e pelo crime de descaminho em Teresina e Piripiri. Os nomes dos estabelecimentos ainda não foram divulgados. Nove pessoas foram presas.
A investigação teve início após o registro, na 7ª Delegacia de Polícia, de um roubo de 143 aparelhos celulares, que ocorreu no dia 1º de fevereiro deste ano.
Durante a operação, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão nos estabelecimentos comerciais e 16 em endereços residenciais dos alvos, nas cidades de Piripiri e Teresina, com o objetivo de encontrar eletrônicos com restrições, documentos, anotações e comprovantes que possam estar relacionados com a prática criminosa dos envolvidos. Na capital, algumas lojas foram fechadas no Shopping da Cidade.
Nas buscas, as equipes apreenderam centenas de aparelhos celulares, armas de fogo, munições e grande quantidade de dinheiro. Durante a ação, a polícia efetivou a prisão de nove pessoas suspeitas de envolvimentos com os crimes.
A Superintendência de Operações Integradas (Sol) também participou da ação, que faz parte de um esforço conjunto para combater crimes relacionados à venda de produtos ilícitos. O descaminho, por exemplo, é um crime que ocorre quando produtos são importados sem o pagamento dos impostos devidos.
As investigações continuam em andamento para identificar os envolvidos no esquema de venda ilegal de aparelhos celulares roubados.