O Núcleo Central de Estatística e Análise Criminal (NUCEAC) da SSP-PI registrou redução de 24,32% nos casos de mortes no trânsito em Teresina, durante o primeiro trimestre de 2023. Esse é o menor número registrado desde de 2020. Os dados do NUCEAC foram divulgados nessa terça-feira (2).
Os dados foram levantados a partir dos boletins de ocorrências pelos crimes de morte e lesão corporal no trânsito, durante os meses de janeiro, fevereiro e março de 2023.
Neste período foram registradas 28 mortes, o menor número de ocorrências letais deste o ano de 2020, ano em que contabilizou 46 mortes pelas ruas e avenidas de Teresina.
As lesões corporais provocadas em consequências dos acidentes de trânsito também tiveram redução de 34,44%. Nos primeiros três meses deste ano somaram 474 vítimas, contra 723 lesionadas no mesmo período do ano anterior.
O levantamento também aponta 78 boletins contra motoristas conduzindo veículos sob efeito de álcool ou droga, um aumento de 160% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados apenas 30 casos. A Secretaria considera que as blitzen em vários pontos da capital têm mostrado resultado positivo.