145 pessoas foram presas durante a operação Cerco Fechado, em uma fase deflagrada nesta terça-feira (12), abrangendo 36 cidades do Piauí. As prisões estão relacionadas a uma variedade de crimes, incluindo tráfico de drogas, violência doméstica, homicídio, roubo, entre outros delitos. Um valor total de 1,8 milhões de reais em bens e valores foi recuperado durante o cumprimento dos 240 mandados.
As ações resultaram na apreensão de 15 armas de fogo, 19 veículos, além de drogas e dinheiro. Os crimes relacionados ao patrimônio, tráfico de drogas e homicídios foram os mais comuns durante a operação.
As prisões e apreensões ocorreram em diversas localidades, abrangendo 36 municípios de norte a sul do Piauí, incluindo a capital, Teresina, bem como Altos, Campo Maior, Esperantina, Miguel Alves, Piripiri, Parnaíba, Água Branca, Amarante, Floriano, São Raimundo Nonato, União, Demerval Lobão, Bom Jesus, Redenção do Gurgueia, Gilbués, Santa Filomena, Nazaré do Piauí, Paulistana, Oeiras, Porto, Itaueira, São Pedro do Piauí e Castelo do Piauí.
O delegado Marcelo Legal destacou, em coletiva, que operações desse tipo têm impacto direto na diminuição de vários tipos de crimes, incluindo crimes patrimoniais e violentos. O objetivo é trazer tranquilidade para a população, e a apreensão de 12 armas de fogo utilizadas em crimes é um exemplo dos resultados alcançados pela operação.
A operação Cerco Fechado IX foi coordenada pela Delegacia Geral da Polícia Civil do Piauí e envolveu cerca de 100 policiais civis de várias unidades, incluindo unidades distritais, metropolitanas, especializadas e do interior. Ela visa cumprir mandados de prisão relacionados a uma variedade de crimes, desde furtos e roubos até tráfico de drogas, estupro, violência doméstica e homicídios.