Uma criança de 14 anos, identificada como Erica Pereira dos Santos, morreu no acidente com o ônibus escolar que ocorreu no início da tarde desta quinta-feira (14), na zona rural de José de Freitas. Além de Érica, outras 15 crianças entre 10 e 15 anos ficaram feridas e foram encaminhadas ao Hospital Nossa Senhora do Livramento que, de acordo com relato de moradores, está neste momento aglomerado de pessoas.
O chamado para a ocorrência foi feito por volta de 12h30, acionando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Estadual, que mobilizou quatro ambulâncias para o local. Estas incluíam uma de José de Freitas, uma do Samu de Teresina, uma de Altos e outra do Samu Estadual.
Informações apontam que aproximadamente 25 crianças foram levadas ao Hospital de José de Freitas, sendo que algumas já foram liberadas. No entanto, cerca de 10 delas estão sendo transferidas para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Duas crianças estão em estado grave, e a maioria das estudantes apresenta lesões na cabeça.
O acidente ocorreu em uma curva na comunidade Tinguis, na zona rural do município. O veículo transportava crianças com idades entre 10 e 15 anos que estudam na Escola Municipal José Amado de Oliveira. Informações preliminares sugerem que o micro-ônibus estava com a lotação máxima, uma vez que ocorreu no horário de pico do transporte escolar no município.
O motorista do ônibus escolar se apresentou na Delegacia da cidade, de acordo com informações obtidas pelo portal.
A Prefeitura de José de Freitas mobilizou os servidores das Secretarias de Educação e Saúde para todo atendimento aos estudantes feridos e orientação aos pais.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) enviou 6 ambulâncias do SAMU Estadual para ajudar no atendimento e na transferência de pacientes para Teresina, além do reforço disponibilizado pelo SAMU de Teresina e do próprio município de José de Freitas.
A Secretaria de Saúde de Barras também disponibilizou uma ambulância para a transferência dos estudantes feridos.
Em nota, a Prefeitura de José de freitas se manifestou a respeito do ocorrido:
A Prefeitura Municipal de José de Freitas lamenta profundamente o acidente ocorrido com um ônibus escolar na tarde desta quinta feira, em uma estrada da zona rural do município.
Neste momento, toda a equipe da Prefeitura está voltada para dar suporte às vítimas e às famílias, com a transferência dos feridos que estão no Hospital Nossa Senhora do Livramento para o HUT, em Teresina.
O ônibus era novo e o motorista contratado por meio de teste seletivo. Nesse momento, a prioridade é cuidar dos feridos e das famílias atingidas.
A Prefeitura garante ainda que vai tomar todas as providências para garantir a apuração criteriosa dos fatos e a devida responsabilização dos eventuais responsáveis.
Imagens do Hospital Nossa Senhora do Livramento disponibilizadas nas redes sociais:
Uma equipe do hospital de José de Freitas informou aos familiares sobre o estado de saúde dos alunos, quais foram transferidos para Teresina enfatizando sobre as formas de onde e como contactar cada vitima.
Matéria relacionada:
Ônibus escolar tomba e deixa alunos feridos no interior de José de Freitas