Homem é preso por envolvimento em incêndio criminoso no Sul do Piauí

Outros dois suspeitos já haviam sido detidos por participação no incêndio

Rayan de Sousa Moreira foi detido, nessa quinta-feira (27), no município de Canto do Buriti, localizado a 413 km da capital Teresina, sob suspeita de envolvimento em um crime ambiental relacionado a um incêndio criminoso. O incidente ocorreu na Localidade Santa Clara, às margens da PI – 141, km 65, Zona Rural do município de Canto do Buriti, colocando em risco a integridade física das pessoas e causando danos patrimoniais em uma área onde residem cerca de 500 famílias.

Foto: PCPI
Suspeito detido

Segundo informações de um laudo pericial, o incêndio se estendeu por uma área de 716,310 hectares, dos quais 34,695 hectares estavam localizados em uma área de preservação permanente. A ação para prender Rayan de Sousa Moreira foi conduzida pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), em colaboração com a Superintendência de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública e o Departamento de Polícia do Interior.

Foto: SSP-PI
O fogo atingiu uma área de 716,310 hectares

Durante a prisão de Rayan, os policiais localizaram duas armas de fogo em sua residência. Este incidente ocorre após a prisão de outros dois indivíduos no início deste mês, em Canto do Buriti, durante uma operação para investigar e coibir um incêndio criminoso que se estendeu por mais de 15 dias em uma área de vegetação próxima ao Parque Serra da Capivara. As chamas chegaram a ameaçar uma escola no povoado Santa Clara, zona rural de Canto do Buriti, resultando no desespero de professores e estudantes que tiveram que abandonar o local devido à proximidade das chamas.

Leia também