Um estudante do Instituto Federal do Piauí (IFPI) foi detido na tarde desta sexta-feira (29), após uma professora relatar um caso de importunação sexual supostamente ocorrido no campus central da instituição, localizado em Teresina. As autoridades policiais e a administração do IFPI estão conduzindo uma investigação sobre o incidente, mantendo os nomes dos envolvidos em sigilo.
O caso veio à tona após o aluno em questão publicar um vídeo nas redes sociais que abordava o ocorrido. No vídeo, a docente alega que o estudante tocou suas costas sem consentimento prévio. No entanto, o aluno nega veementemente as acusações, alegando falta de provas substanciais. O incidente também envolveu a participação de outras duas pessoas.
Depois de ser detido e conduzido à Central de Flagrantes de Teresina, o estudante gravou um vídeo de si mesmo algemado a uma parede na delegacia, onde questionou a denúncia e solicitou a divulgação de vídeos que possam comprovar sua inocência.
Por meio de comunicado oficial, o IFPI informou que já iniciou uma sindicância interna para investigar a denúncia. Paralelamente, a polícia está realizando suas próprias investigações, incluindo a coleta de depoimentos das testemunhas e da vítima.
A instituição reforçou seu repúdio a atos de assédio e importunação, enfatizando que tais práticas não estão alinhadas com os princípios e diretrizes da instituição.
Confira a nota:
"O Instituto Federal do Piauí (IFPI) tomou conhecimento de uma denúncia de importunação no Campus Teresina Central. Após a formalização da denúncia junto ao Campus e seguindo a recomendação da Organização Didática do IFPI, está sendo instaurada uma sindicância para apuração da denúncia.
Reforçamos que o IFPI repudia atos de assédio e importunação e ressalta que estas práticas não condizem com as diretrizes da instituição, que preza pela ética, respeito e segurança de todos os seus alunos, servidores e colaboradores.
Reafirmamos o nosso compromisso em combater a naturalização das violências e dos abusos de poder dentro e fora das instituições de ensino.
Todo e qualquer estudante ou servidor que passar por este tipo de situação dentro do IFPI deve formalizar denúncia através da Ouvidoria, pelo telefone (86) 3131-1474 ou pelo e-mail ouvidoria@ifpi.edu.br ou procurar a equipe multidisciplinar dos campi, formada por profissionais aptos a ouvirem e realizarem acompanhamentos necessários como forma de garantir amparo às vítimas deste tipo de situação."