Número de condutores autuados por embriaguez dobra em relação ao ano passado

Além das autuações, as equipes da PRF recolheram 143 veículos irregulares

A Polícia Rodoviária Federal encerrou a Operação Carnaval 2024, nessa quarta-feira (14), após seis dias de intensa fiscalização nas rodovias com resultados alarmantes. Durante o feriado, foram fiscalizados 2.436 veículos e 2.793 pessoas, resultando em 134 autuações por alcoolemia e 15 detenções por embriaguez ao volante, representando um aumento de 100% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Foto: Ascom PRF-PI
Realização do teste de alcoolemia

O foco da operação foi garantir a segurança viária, combater irregularidades no trânsito e reprimir a criminalidade, especialmente em regiões com maior incidência de infrações e acidentes. Além das autuações por embriaguez, as equipes da PRF recolheram 143 veículos devido a irregularidades identificadas durante a fiscalização.

O monitoramento de excesso de velocidade também foi priorizado, com 45 horas de trabalho dedicadas a esse fim em diversos pontos estáticos ao longo do Estado. Houve um aumento significativo nas autuações em comparação com o ano anterior, totalizando 2.334 infrações, com destaque para condução de motocicletas sem capacete, ultrapassagens indevidas e veículos sem documentação adequada.

Apesar do aumento global de 8,7% nos índices de sinistralidade, os acidentes considerados graves foram reduzidos em 40%, resultando em uma diminuição de 26,92% no número de feridos. No entanto, a média de quatro mortes se manteve em relação ao ano anterior, com ocorrências registradas em várias cidades, incluindo Cristino Castro, Floriano, Altos e Parnaíba, sendo a BR-343 a que registrou o maior número de acidentes.

Além da fiscalização de trânsito, a PRF também se dedicou à prevenção de outras atividades criminosas, recuperando seis veículos roubados ou furtados e detendo 19 pessoas por envolvimento em diferentes delitos.

A PRF reforça a importância da obediência às normas e regulamentações para promover um trânsito mais seguro e continua comprometida em sua missão de garantir a segurança nas estradas.

 

Leia também