Policiais penais da Secretaria de Estado da Justiça do Piauí conduziram mais uma etapa da Operação Monitorados na Zona Sul de Teresina, no último sábado (6). A operação teve como foco fiscalizar o cumprimento das medidas impostas às pessoas que utilizam tornozeleira eletrônica, cumprindo o regime semiaberto e outras cautelares diversas da prisão.
Os policiais penais da Central de Monitoramento Eletrônico, da Diretoria de Administração Penitenciária (Duap), do Grupo Tático Prisional (GTP) e militares das Rondas Ostensivas de Caráter Prisional (Rocap) realizaram a fiscalização dos alvos selecionados nos bairros da zona sul da capital piauiense.
O gerente adjunto da Central de Monitoramento Eletrônico da Sejus, o policial penal Valter Queiroz, destacou que o objetivo principal da operação foi orientar e alertar sobre possíveis descumprimentos das medidas, que podem resultar em prisões dos monitorados.
"Hoje, a Central passou na casa de monitorados com a função de orientá-los sobre o cumprimento das medidas cautelares diversas da prisão, dentre elas o monitoramento eletrônico, o recolhimento noturno e o recolhimento integral aos finais de semana. Nos casos de descumprimentos, eles podem vir a ser presos com a expedição de mandado de prisão pelos juízes competentes", explicou Queiroz.
Atualmente, a Central de Monitoramento Eletrônico monitora mais de 1.000 pessoas em todo o estado do Piauí. Além de Teresina, a Central da Sejus possui núcleos em outras cidades como Campo Maior, Esperantina, Parnaíba, Oeiras, Picos e Floriano. A operação visa garantir o cumprimento adequado das medidas judiciais, contribuindo para a segurança e a ordem pública.