SSP-PI recebe em intercâmbio o Secretário de Segurança Pública do Amazonas

O coronel Vinícius Almeida evidenciou a eficiência do programa piauiense de recuperação de celulares e o potencial de inspiração para outros estados

Nessa quarta e quinta-feira, 5 e 6 de junho, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) recebeu a visita do secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Vinícius Almeida, juntamente com o coordenador de Inteligência da SSPAM, Major Camurça, o delegado Hitotuzi, o assessor de Projetos da SSPAM, Denis Caetano, e o promotor de Justiça do Amazonas, Rômulo Batista. A comitiva veio ao Piauí para conhecer o projeto de recuperação de celulares, reconhecido nacionalmente por sua eficiência.

Foto: SSP-PI
O coronel Vinícius Almeida destacou a excelência do projeto piauiense. “Ficamos muito motivados com o projeto desenvolvido aqui, de recuperação de celulares. Com certeza, esse projeto será implementado no Amazonas. Vamos adotar boas práticas, como as que vimos aqui, e levá-las para o restante do Brasil”, afirmou o secretário do Amazonas.

O projeto de combate ao roubo e furto de aparelhos celulares no Piauí é composto por três etapas principais:

Blitzen: Operações de fiscalização em pontos estratégicos.

Intimações em Massa: Convocação de indivíduos suspeitos de envolvimento com aparelhos roubados.

Operação Interditados: Ações específicas de busca e apreensão.

Essas ações resultaram na devolução de mais de 7 mil celulares aos seus proprietários.

O Secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, explicou que a iniciativa busca desarticular o consumo de aparelhos roubados ou furtados no estado. "Roubo só existe porque há compradores. É importante que o consumidor final esteja consciente de que, se adquirir um produto roubado, terá que devolvê-lo e responder a um processo. Nosso objetivo é acabar com esse ciclo criminoso", destacou Chico Lucas.

Em abril de 2024, a Secretaria de Segurança do Piauí também recebeu representantes dos estados do Rio de Janeiro, Sergipe e Distrito Federal, que estão planejando implantar modelos semelhantes ao desenvolvido no Piauí.

Leia também