Agentes de fiscalização do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) realizaram uma operação que resultou na apreensão de 26 balanças de pesagem piratas em comércios e feiras na cidade de Parnaíba, no litoral do Piauí. A operação ocorreu durante uma fiscalização de rotina neste mês.
As balanças recolhidas estavam em situação irregular e não possuíam a aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). De acordo com a diretora-geral do Imepi, Patrícia Leal, as balanças eram consideradas piratas e estavam prejudicando os consumidores. "Encontramos uma grande quantidade de balanças importadas em Parnaíba. Essas balanças estavam sendo usadas indevidamente por comerciantes locais. Imediatamente nossos fiscais recolheram o material e notificaram os empresários envolvidos", explicou Patrícia Leal.
Critérios para identificação
Uma balança é considerada importada e potencialmente irregular quando suas informações estão em língua estrangeira ou quando o material não possui o selo de verificação do Inmetro. Os instrumentos de pesagem foram retirados de circulação para proteger os consumidores de possíveis fraudes e assegurar a precisão nas transações comerciais.