“Somos contra o “grau”, mas no Piauí tem outros crimes também”,

Quem diz é Instituto Pauta Animal que vê autopromoção de agentes públicos

O Instituto Pauta Animal, presidido pela advogada Dárcia Alencar, fez duras críticas à atuação da polícia em postagem no perfil do Instagram do Instituto, especialmente no que se refere às prioridades de combate ao crime no Piauí. Em sua análise, há uma atenção excessiva à repressão ao “grau” — apesar da postagem do Pauta Animal considerar a prática de empinar motocicletas um crime a ser combatido — em detrimento de crimes mais graves, como roubos, violência urbana, tráfico e maus-tratos a animais.

Foto: Reprodução
O delegado Zanata fazendo video de autopromoção

Propaganda ou segurança?

O Pauta questiona a razão de tantas reportagens e campanhas policiais, inclusive com participação de jornalistas de outros estados, sobre o tema do “grau”.

O pauta levanta suspeitas de que o delegado Matheus Zanatta, principal rosto da ação, estaria tentando reparar uma contradição pública, já que anteriormente participou de vídeos ao lado do secretário de Segurança, Chico Lucas, demonstrando apoio ao grau como esporte.

“Se a preocupação realmente é com a ordem pública, por que levar essa campanha para outros estados se a atuação do delegado é no Piauí? É um combate ao grau ou uma estratégia de autopromoção política?”, questiona o Instituto Pauta Animal.

Prioridades?

O Pauta Animal, também aponta que, enquanto a polícia dedica esforços à apreensão de motocicletas e campanhas contra o “grau”, crimes como roubos, furtos e maus-tratos a animais seguem sem a mesma atenção. E até mesmo menciona que há imóveis denunciados por abrigarem animais em condições precárias, sem comida ou água, mas que a Polícia Civil se recusa a intervir, alegando que não há moradores nos locais.

“Gostaríamos muito que o delegado visitasse esses imóveis e utilizasse sua influência para ajudar nessa pauta. Mas, pelo visto, as campanhas do grau são mais prioritárias”, declarou trecho da postagem do Instituto.

O post finalizou também destacando que, apesar de diálogos com Zanatta, Luccy Keiko e Chico Lucas, não houve campanhas policiais com a mesma intensidade voltadas para a proteção animal. “O que vimos foi apenas a divulgação de um protocolo que nunca foi efetivado”, criticou o Pauta.

O que importa?

O questionamento central do Instituto Pauta Animal é: quais crimes são realmente prioritários para a segurança pública? O foco excessivo na repressão ao “grau” ignora problemas muito mais urgentes?

Enquanto a polícia exibe suas ações em vídeos nas redes sociais, a população ainda convive com altos índices de criminalidade e a impunidade em diversas áreas.

Afinal, o combate ao grau é uma questão de segurança pública ou apenas uma cortina de fumaça para desviar a atenção de falhas mais graves no Estado?

Leia também