A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (25) a Operação Subversivos, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa originária de Santa Catarina, responsável por arrombar caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal em cidades do interior do Piauí e outros estados. O grupo teria causado prejuízos milionários à instituição bancária.
A operação tem como alvos principais suspeitos de participar diretamente dos furtos, além de agentes públicos que teriam colaborado com o grupo, fornecendo informações estratégicas para facilitar os crimes.
“Os agentes públicos, valendo-se dos cargos que ocupavam, teriam fornecido informações privilegiadas para facilitar a ação do grupo e garantir o sucesso dos crimes em, pelo menos, cinco ações criminosas no estado”, afirmou a PF.
Mandados de prisão e de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Teresina e Altos,em endereços ligados aos suspeitos.
De acordo com as investigações, os criminosos utilizavam ferramentas elétricas e técnicas específicas para violar os terminais bancários. Ao menos cinco ataques a agências da Caixa no estado estão sendo atribuídos à organização.
A ofensiva da PF é um desdobramento da Operação Muros Baixos, realizada há cerca de 45 dias, quando dois homens foram presos enquanto planejavam furtos durante o carnaval na região de Altos.
A ação conta com apoio do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e da Corregedoria da Polícia Militar. Os investigados poderão responder por furto qualificado, corrupção passiva, associação criminosa e outros crimes que surgirem no curso das investigações.