(Atualizada às 13h30)
Depois de sabatina, a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou o nome da deputada Federal, Rejane Dias (PT), para ser conselheira do Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI).
Ela foi sabatinada na Casa Legislativa, ao lado de José Santana (MDB) e Antônio Torres da Paz, que foram aprovados pela comissão nas indicações para a presidência da Agespisa e diretor-geral da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Piauí (AGRESPI), respectivamente. Todos tiveram os nomes aprovados pelo plenário da Casa.
No TCE, com Rejane, a bancada das mulheres será de quatro conselheiras, mas uma delas, Waltania Alvarenga não era filiada a partido político (como Flora Isabel) e nem foi esposa de governadores, como Lilian Martins e, agora, Rejane Dias.
CCJ
Após a apreciação da comissão, os decretos de nomeações dos três seguiram ao plenário onde devem ser votados, em votação secreta, e, para serem aprovados, precisam de maioria simples, 16 votos. A realização da sabatina na sessão é facultativa, os deputados podem ou não formular perguntas aos candidatos.
A indicação da deputada federal Rejane Dias (PT) ao cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) se deu após a aposentadoria de Olavo Rebelo.
Para o cargo de presidente da Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa) foi indicado o nome de José de Ribamar Noleto de Santana. Ele é graduado em Segurança Pública pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina (Ceut), sendo deputado estadual piauiense por duas legislaturas.
Antônio Torres da Paz que foi indicado para o cargo de diretor-geral da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Piauí (Agrespi). Desde 2019 exercia o cargo de diretor-geral da Agência de Tecnologia da Informação (ATI).