Foi-se a esperança de Ibaneis Rocha de esperar que a justiça anulasse a decisão do Ministro Alexandre de Moraes que o afastou por 90 dias. O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria e, nesta quarta feira, manteve a decisão. Ibaneis seguirá afastado do cargo de governador do Distrito Federal por 90 dias.
Nesta quarta-feira o STF formou maioria para manter o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afastado do cargo por 90 dias. O emedebista foi impedido de exercer a função pelo ministro Alexandre de Moraes, acusado de omissão e, possivelmente, de vários crimes, Ibaneis Rocha, foi afastado do cargo na madrugada da segunda-feira (9), horas após as depredações às sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Nas próximas horas se saberá se o próprio ministro Alexandre de Moraes irá determinar ou não a prisão do governador afastado, a pedido da AGU e de senadores.
Entenda:
Fazendeiro no Piaui
O governador afastado tem fortes ligações com o Piaui, por sua ascendência familiar na cidade de Corrente, no extremo sul.
Milionário, Ibaneis possui fazendas de gado selecionado em alguns municípios da região.
De estreitas ligações com os políticos, quando elegeu-se governador, no primeiro mandato, colocou o Banco Regional de Brasília (BRB) para facilitar operações de créditos ao governo estadual do PT e as prefeituras piauienses.