O governo do Piauí instituiu um gabinete de crise para prevê e solucionar riscos de inundações em municípios do estado. Nos primeiros meses do ano, algumas regiões enfrentam enchentes e alagamentos, devido às fortes chuvas.
De acordo com o governador, Rafael Fonteles, gabinete composto pela Secretaria de Governo, Secretaria de Estado da Defesa Civil, Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Diretos Humanos (Sasc), Corpo de Bombeiros Militar do Piauí e Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) vai efetivar ações de prevenção, antecipação aos riscos e resolução da crise.
“Sabemos do risco iminente de acidentes, decorrente dos alagamentos e inundações ocasionados pelas fortes chuvas e enchentes dos rios que cortam o estado, bem como temos consciência da emergência caracterizada pela urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízos e comprometer a segurança das pessoas, obras, serviços, equipamentos e imóveis, exigindo rápidas providências. Por isso, decidimos pela criação do gabinete que vai poder, inclusive, se antecipar em alguns casos”, explicou o governador do Piauí, Rafael Fonteles.
O gabinete também criará um canal através de aplicativos de mensagens para facilitar a divugação de informações sobre eventuais alagamentos. O grupo manterá as atividades enqualto durar o período de crise.
Previsão do tempo
De acordo com boletim da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos divulgado nesta sexta-feira (27), a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e o canal de umidade mesmo se desconfigurando, ainda favorecem a condição de chuvas no Piauí. A temperatura máxima pode alcançar 34°C.
Matérias relacionadas: