O governador do Piauí, Rafael Fonteles, anunciou nesta segunda-feira (03) que o Piauí vai receber a implantação de uma plataforma digital que vai interligar todos os órgãos do governo estadual e permite a troca de informações entre eles. O novo sistema foi batizado de x-via e deverá ser modelo para os demais estados do país.
Na Estônia, a plataforma se chama x-road. Rafael Fonteles esteve durante a manhã na e-Estônia Briefing Center, a agência digital estoniana, para conhecer a plataforma que será implementada no Piauí.
Ela permitirá que os serviços do governo sejam prestados de forma mais unificada, sem a necessidade de deslocamento e porte de documentos. O seu principal mérito é alocar a base de dados em um só lugar, o que deve fazer efeito na eficiência e agilidade dos serviços prestados
“A nossa experiência, baseada integralmente no modelo estoniano, servirá de referência para todo o Brasil. O Piauí será o marco inicial para a transformação digital que está por vir no país”, destacou Rafael Fonteles.
O chefe do Executivo piauiense destacou que o sistema X-Via terá uma identidade visual única e biometria.
“Queremos universalizar dentro da plataforma todos os serviços públicos, de todas as áreas, como saúde, educação, trânsito e outras. É um sistema que irá gerar crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, que é o nosso grande objetivo”, disse o governador.
O sistema x-road foi implantado na Estônia em 2001, desde então, a plataforma auxilia a interligação entre redes governamentais. Os cidadãos do país não precisam entregar os mesmos documentos ou dados em diferentes locais, basta que os arquivos sejam entregues uma vez em algum dos pontos do governo para que fique disponível no sistema para todos os demais órgãos executarem partes pertinentes de cada processo.
O governador Rafael Fonteles segue na Estônia até quarta-feira (05).