Lula visita Portugal e Espanha para relançar relações com a União Europeia

O presidente também vai assinar prêmio concedido à Chico Buarque em 2019

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou nesta sexta-feira (21) uma visita de Estado a Portugal e Espanha com o objetivo de relançar as relações do Brasil com a Europa e a União Europeia (UE). As agendas de Lula em Portugal ocorrerão de 22 a 25 de abril e, na Espanha, dias 25 e 26 de abril.

Foto: Ricardo Stuckert
O presidente Lula já está em solo europeu

De acordo com o Itamaraty, a península ibérica é a porta de entrada do Brasil na Europa devido aos vínculos históricos, culturais, políticos e econômicos entre os países. Portugal e Espanha são importantes parceiros comerciais do Brasil, com papel fundamental no estoque de investimentos estrangeiros recebidos no país. A Espanha é o segundo país que mais investe no Brasil, atrás apenas dos Estados Unidos.

Na programação estão previstos fóruns com empresários e encontros com autoridades, além do evento de entrega do Prêmio Camões ao cantor e compositor Chico Buarque, vencedor da 31ª edição do prêmio, o principal da literatura em língua portuguesa. A entrega do prêmio não foi assinada pelo então presidente Jair Bolsonaro em 2019.

Serão pelo menos 13 acordos e parcerias firmados com Portugal, incluindo memorando de entendimento entre as agências espaciais do Brasil e de Portugal, entre as agências de cinema dos dois países para coprodução audiovisual e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com diversos ministérios do governo português. Também deve ser assinado o acordo para equivalência de estudos dos níveis fundamental e médio dos dois países.

Na Espanha, os atos assinados serão em menor número, mas também “de importância expressiva”. Deverá ser assinada uma carta de intenções para coordenação de projetos bilaterais de desenvolvimento e inovação tecnológica entre empresas brasileiras e espanholas, com ênfase em áreas como saúde, meio ambiente, mudança climática, transição energética, alimentos, indústria 4.0, produção sustentável, inovação e tecnologias digitais.

Esta é a primeira viagem de Lula à Europa em seu terceiro mandato e a sexta visita internacional do presidente após a posse. Anteriormente, ele já visitou Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China e Emirados Árabes Unidos.

Leia também