Cassados quatro deputados estaduais do PL no Ceará

Eles são suspeitos de terem cometido fraude na cota de gênero

O TSE do Ceará cassou os mandatos de quatro deputados estaduais do Partido Liberal. Mas eles seguirão nos mandatos até que haja deliberação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Foto: Reprodução
Deputados cassados no Ceará

Os quatro deputados estaduais do partido foram cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) nesta terça-feira, 30, por 4 votos a 3. O partido irá recorrer ao TSE. O recurso tem efeito suspensivo e permite que eles sigam nas funções.

Caso a cassação se confirme, perderão os mandatos os deputados: Carmelo Neto, o mais votado do Estado para  a Assembleia Legislativa (Alece); pastor Alcides Fernandes, pai do deputado federal André Fernandes (PL); Marta Gonçalves, esposa do prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves, e Dra. Silvana, única deles que não é estreante na Assembleia.

A maioria pela cassação já havia sido formada. Faltava apenas o voto do presidente do tribunal, Inacio de Alencar Cortez Neto, que havia pedido vista do processo há duas semanas e, nesta terça, votou contra a cassação da chapa. Mesmo assim, o resultado estava concretizado. 

Quatro magistrados consideram que o partido fraudou a cota de gênero com candidatas laranja para conseguir o número mínimo de 30% de mulheres concorrendo.

Leia também