A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (31), a autorização para que o governador Rafael Fonteles (PT) viaje à Espanha, Alemanha, Suécia e Inglaterra, em agenda oficial do governo no período de 8 a 18 de junho.
Com ele vão o secretário de Governo, Marcelo Noleto e vários outros assessores cuja viagem já estava acertada na semana passada. Será uma viagem que seguirá um roteiro que se parece muito com a viagem de Fonteles para inaugurar escritórios na Estônia e Portugal, dias atrás.
Já existe uma equipe de funcionários do governo no exterior também dentro desse esquema de alavancar, segundo o governador, conhecimento e negócios para o Estado. São os técnicos da ATI.
O governador também deve ir à Itália, entre os dias 27 e 30 de junho deste ano.
O texto vai agora para para votação no Plenário. O Projeto de Resolução 07/23 detalha que a viagem à Espanha é para que o governador se encontre com empresários do setor de energia e hidrogênio verde em Palma, de Maiorca. Já em em 12 de junho, em Berlim, o gestor participará do II Summit H2 Piauí-Europa.
Em Londres, ocorrerá a Finantial Times Hydrogen Summit, com discussões sobre a utilização de hidrogênio como fonte de energia limpa. Na Suécia, o governador realizará visita técnica à planta em construção da H2 Green Steel, que será a primeira fábrica a produzir aço sem emissão de carbono.
A ida à Itália prevê audiência com o chefe da Igreja Católica no Vaticano, em virtude de convite feito pelo arcebispo de Teresina.